A otimização de uma página web é um processo complexo que envolve muitos fatores. No entanto, existem alguns passos fundamentais que todo proprietário de um site deve seguir para garantir que sua página seja bem-posicionada nos mecanismos de busca.
Neste artigo, vamos abordar os cinco passos mais importantes na otimização de uma página web. Depois de pesquisar e escolher a palavra-chave principal e de criar um conteúdo único e completo, você deve:
- Incluir a palavra-chave no page title;
- Criar uma Meta Description vendedora;
- Escolher uma URL que inclua a palavra-chave;
- Usar o título H1 e H2 com inteligência;
- Incluir links internos e externos no conteúdo.
Com este guia em mãos, das 5 configurações mais importantes em SEO on-page (Otimização de página web), você estará bem equipado para otimizar seu site e alcançar os primeiros lugares nas pesquisas.
Incluir a palavra-chave no Page Title
Incluir a palavra-chave no page title (tag em HTML para o título da página, fica dentro da tag header, cabeçalho) é uma das mais importantes técnicas de otimização de páginas web, pois ela ajuda os motores de busca a identificar o tema da sua página.
Além disso, incluir a palavra-chave no título da sua página também aumenta a relevância da sua página para aquela palavra-chave, o que pode resultar em melhor posicionamento nas pesquisas.
Criar uma Meta Description vendedora
Uma meta description é a pequena descrição que aparece debaixo do seu título na página de resultados de pesquisa.
É a sua chance de vender o seu artigo para o leitor, e deve ser bem escrita e convincente.
Aqui estão algumas dicas para escrever uma meta description vendedora:
Use palavras-chave
As palavras-chave são importantes não só para o SEO, mas também para a sua meta description.
Escolha as palavras-chave cuidadosamente, e certifique-se de que elas estão presentes na sua meta description.
Isso irá aumentar as chances de seu artigo ser encontrado nas pesquisas e irá atrair os leitores certos para ele.
Faça com que sua meta description seja específica
Uma boa meta description é específica e focada no conteúdo do seu artigo.
Evite descrições vagas ou genéricas que não dizem muito sobre o que o leitor pode esperar encontrar no seu conteúdo.
Seja específico sobre o tema do seu artigo e o que os leitores podem esperar aprender lendo-o.
Quantidade é importante, mantenha-a breve e concisa.
Uma boa regra é manter sua meta description em torno de 160 caracteres. Isso dará aos leitores uma ideia geral do tema do seu artigo, sem revelar muito sobre ele.
Você quer despertar a curiosidade dos leitores, sem revelar tudo sobre o seu conteúdo. Assim, eles estarão mais inclinados a clicar no seu link para ler mais.
Se possível, inclua um chamado à ação
Por último, mas não menos importante, certifique-se de incluir um chamado à ação na sua meta description. Isso incentivará os leitores a clicarem no seu link e ler o restante do seu conteúdo.
Chamadas à ação podem ser simples, como “saiba mais” ou “leia agora”. Apenas certifique-se de que elas estejam presentes na sua meta description para incentivar os leitores a tomarem uma ação.
Escolher uma URL que inclua a palavra-chave
Quando você estiver criando uma página web, é importante escolher uma URL que inclua a palavra-chave para a qual você está otimizando sua página.
Isso ajudará seu site a ser encontrado pelos mecanismos de busca e trará mais tráfego para sua página.
Aqui estão algumas dicas para escolher uma URL que inclua a palavra-chave:
- Use a palavra-chave no início da URL:
- Os mecanismos de busca dão mais peso às palavras que aparecem no início da URL.
- Portanto, tente colocar sua palavra-chave no início da URL para um melhor desempenho nos resultados de pesquisa.
- Mantenha sua URL curta e simples:
- Uma URL longa e complicada pode ser difícil de lembrar e pode ser difícil acertar se o seu cliente for digitar manualmente.
- Além disso, os mecanismos de busca costumam dar mais peso às URLs curtas e simples.
- Dê uma olhada nas URLs dos sites que aparecem nas primeiras posições dos resultados de pesquisa para ver como elas são estruturadas.
- Use hifens para separar as palavras:
- Se você estiver usando várias palavras na sua URL, é importante separá-las usando hifens (-).
- Isso fará com que sua URL seja mais fácil de ler e ajudará os mecanismos de busca a indexar as palavras individualmente.
- Evite caracteres especiais:
- Alguns caracteres especiais, como # e $, podem causar problemas quando digitados na barra de endereços do navegador. Portanto, é melhor evitar usar esses caracteres em sua URL.
Usar os títulos H1 e H2 com inteligência
Os títulos H1 e H2 são muito importantes para a otimização de uma página web e organização do seu conteúdo, pois eles ajudam o Google a compreender e classificar o conteúdo da sua página.
Aqui estão algumas dicas para usar os títulos com inteligência:
- O Título principal da sua página de estar com a tag H1 (html) e conter a palavra-chave principal;
- Use os títulos H2 para organizar o conteúdo da sua página. Eles devem refletir a hierarquia do seu conteúdo, tornando mais fácil para o Google compreendê-lo.
- Faça os títulos H2 sejam relevantes. Eles devem ser descritivos e de fácil entendimento para o que está sendo discutido na página.
- Use as palavras-chave certas nos seus títulos H2. Escolha as palavras-chave secundárias que melhor descrevem o conteúdo da sua página e use-as nos seus títulos. Isto irá ajudar o Google a classificar melhor a sua página nas pesquisas.
Incluir links internos e externos no conteúdo
Links internos e externos podem ajudar a otimizar o seu site para os mecanismos de busca.
Incluir links para outras páginas do seu site em seu conteúdo pode ajudar os motores de busca a descobrir mais páginas do seu site, entender e definir em quais assuntos você é mais completo e, além disso, passar autoridade de uma página para outra.
Também pode ajudar os visitantes do seu site a navegar pelo seu conteúdo, facilitar a navegação dos usuários pelos diversos conteúdo do seu site é uma ótima prática e muito valorizada pelo Google.
Inclua pelo menos 1 links para outro site, links externos, que tem conteúdo sério e bem avaliado. Neste caso o uso mais comum são os sites como Wikipédia, os sites governamentais, dicionários etc.
Isso pode mostrar que você se preocupa em entregar respostas completas aos seus usuários e ajuda a melhorar sua avaliação pelos robôs de busca.
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